Livros

Destrua Este Diário!

Boooooooooa tarde, terráqueos!!! Sentiram saudades? <3

Apesar dos pesares, eu estou de volta para levá-los numa viagem diferente: um livro que não é para ler. É, pois é, exatamente. Na verdade, é para destruir. Mas… como assim?

Destrua Este Diário (ou Wreck this Journal, em inglês)!

Na sinopse da Saraiva, “Um diário costuma servir para anotar ideias, memórias ou registros do cotidiano. Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais lúdica e inusitada. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, Destrua este diário nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando Smith começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo. A experiência fez com que ela entendesse que é preciso esculhambar a monotonia e o lugar-comum para que o novo possa surgir.”

Eu ganhei o meu hoje e posso dizer que passei uma hora só folheando e vendo as propostas de cada página. Além dessas que a sinopse menciona, existem páginas como “esfregue essa página num carro sujo”, “dê um jeito de vestir esse diário”, “essa página é só para palavrões”, “um lugar para suas listas de supermercado”, “aplique coisas grudentas aqui”, “amarre um barbante neste livro e gire-o loucamente, deixe-o bater nas paredes” e muitas, muitas outras.

Em aproximadamente 210 páginas de pura criatividade, o livro te faz desenhar, se sujar, pular, fazer colagens, rabiscos, contar um dia chato, ter monólogos internos, enfim… diversão garantida. A primeira instrução é “Leve este livro para todos os lugares” e a última, “experimente. (contrarie seu bom senso.)”

Aproveito este lindo momento pra dizer que ele tá custando R$ 16,90 no site da Fnac (muito embora hoje mesmo, mais cedo, ele estivesse 19,90. É a vida).

Seguindo essa ideia de que destruir também é criar, muita gente tem divulgado seus Diários (ou Journals). Eu resolvi trazer alguns exemplos pra vocês, quem sabe todo mundo não se inspira também?

E por hoje é só, terráqueos! Espero que vocês tenham gostado da viagem e que vocês destruam um diário em breve ;D

Beijos cheios de amor da Decodificadora.

About these ads

2 pensamentos sobre “Destrua Este Diário!

  1. Pingback: Retrospectiva WTH: relembre os posts que mais bombaram no blog! | WTH

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s